top of page

O Mundo da Domótica


A palavra “Domótica” surge da junção do latim “Domus” (casa) com “Robótica”, ou seja, automatização de uma casa.

A possibilidade de controlarmos a nossa casa à distância através de um simples "clic" ou uma palavra, e o conforto de termos algo que realize tarefas automáticas por nós, são pontos fortes da domótica, contudo, outra das suas grandes vantagens, está na capacidade de proporcionar uma gestão eficiente de recursos (água, eletricidade, gás) evitando assim desperdícios e despesas desnecessárias.

Apesar do conceito ser relativamente recente, já existe uma ampla gama de soluções, desde as mais simples, às mais complexas e capazes de centralizar e agregar múltiplas tecnologias e tarefas.

Se procura otimizar ao máximo a sua fatura da eletricidade, ou recorrentemente esquece-se de desligar a iluminação e outros equipamentos eléctricos, lembre-se que a domótica pode ser um grande aliado nessa gestão de recursos.

A tendência de crescimento do setor da domótica no futuro próximo é enorme, muito por culpa da acelerada evolução da Inteligência Artificial; da Internet das Coisas; e da rede 5G.

São muitas as áreas de aplicação e ainda mais os casos práticos. Eis alguns desses exemplos de automatização e controlo:

- Temperatura e húmidade nas várias divisões de uma casa;

- Sistemas de purificação do ar;

- Aromas e sons nas divisões da casa;

- Multimédia;

- Rega;

- Leitura e controlo em tempo real do consumo dos recursos;

- Robots de aspiração ativados quando já ninguém se encontra em casa;

- Iluminação programada ou automática por deteção de movimento;

- Abertura e fecho de portas; portões e estores;

- Ligar e desligar equipamentos elétricos;

- Ativação e desativação de sistemas de segurança;

- Envio de alertas e notificações de deteção de intrusão; fugas de água ou gás; equipamentos ligados; portas e janelas abertas, etc...;

- Câmeras de Vigilância e Video Porteiros inteligentes.

Agora imagine, um equipamento central (um mordomo virtual), com a capacidade de tomar este tipo de decisões autónomas por si, interagir consigo via Internet, e você poder controlá-lo permanentemente através do seu smartphone.

Poderá parecer algo ainda futurista ou até mesmo plena ficção, contudo, tratam-se de casos de utilização bem reais já disponíveis em diversas soluções centralizadas de domótica.

Dimensionamos e implementamos soluções de automatização, bem como soluções centralizadas de domótica direcionadas para ambientes domésticos, se tiver alguma questão esteja à vontade para nos contactar.

WorthIt

Em destaque
Recentes
Arquivo
Pesquisa por tags
Siga-nos em
  • Facebook Basic Square
Para mais Informações

Success! Message received.

+351 963 749 276

Dias úteis: 9h às 12h30m

                  13h30m às 17h

Rua 18 de Fevereiro nº 214

3770-012 Bustos 

Oliveira do Bairro

Portugal

bottom of page